Sobre o projeto Sobre o projeto

Lixeiras inseparáveis

X
Autores

Marcela Studart Correa Barreto

João Ricardo Batista Rios


Contato

Marcela Studart - marcela_barreto03@hotmail.com

João Rios - jrbrios@gmail.com


Quer viabilizar este projeto? Clique em “Apoie essa ideia”. As condições de implementação deverão se negociadas diretamente com o autor. Nós sugerimos uma remuneração de R$5.000,00 para o(s) autor(es).

Apoie essa ideia.

Sobre o projeto


O projeto traz mais que uma estratégia de comunicação para conscientizar sobre a separação do lixo, traz também um produto que promove esse comportamento e proporciona uma contrapartida com mais apelo: a decoração e o estilo. Sob o conceito "As lixeiras são inseparáveis. O lixo, não.", criamos as "Lixeiras Inseparáveis", que brincam com personagens que estão sempre juntos no cinema ou literatura.

Existe uma relação direta entre o crescimento da economia de um país e o aumento na quantidade de lixo produzida por sua população. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial aos materiais descartados a fim de garantir o desenvolvimento sustentável e evitar que o acúmulo de lixo e a falta de tratamento dos resíduos tragam prejuízos financeiros, sociais e ambientais para as cidades.

No Brasil, foi criada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a obrigatoriedade da coleta seletiva, o fim dos lixões e o recolhimento de embalagens pelos próprios fabricante ou importadores. No entanto, o país vem encontrando dificuldades na aplicação da lei, seja por falta de planejamento ou de recursos. Enquanto o governo não encontra a solução, estima-se que o valor dos resíduos recicláveis que vão para os lixões por falta de coleta seletiva chega a R$ 8 bilhões por ano* .

O projeto “Lixeiras Inseparáveis” tem o objetivo de mostrar à população que não é preciso esperar o governo sanar o problema. A partir da separação do lixo realizada nas residências e do apoio às associações de catadores, muito pode ser feito. É necessário esclarecer que mesmo em locais onde a prefeitura não disponibiliza a coleta seletiva, é importante se preocupar em não contaminar o lixo reciclável. Essa medida facilita o trabalho dos catadores, hoje os maiores responsáveis pelo serviço de coleta seletiva e triagem no país.

O primeiro passo foi definir um comportamento único e simples que fosse capaz de contribuir com a causa. Em vez de pedir para que a população separasse o lixo em papel, plástico, metal, vidro e orgânico, a campanha vai pedir apenas para que as pessoas separem o lixo entre seco (reciclável) e úmido (orgânico). Uma tarefa muito mais fácil que, por si só, facilita o trabalho da triagem e evita que o lixo reciclável seja desperdiçado. O fato de o lixo reciclável não estar separado de acordo com o material ( vidro, plástico, etc) não compromete a reciclagem, mas o fato de estar contaminado por material orgânico, sim.

Em seguida, era preciso encontrar uma contrapartida, sempre um dos maiores desafios na elaboração de projetos sociais. Mais que um apelo para garantir um futuro melhor, queríamos algo que trouxesse um retorno imediato, aumentando as chances de adesão ao comportamento proposto. Foi aí que optamos por criar mais que um plano de comunicação, mas também um produto que fosse capaz de oferecer a contrapartida que precisávamos. A solução foi criar uma dupla de lixeiras que promovesse a separação do lixo e que ainda fosse um objeto de decoração.

Precisávamos de um produto que reunisse conscientização, design e estilo. Assim nasceram as Lixeiras Inseparáveis. Baseadas em personagens do cinema, da literatura e da cultura geral, as lixeiras trazem duplas inseparáveis - Batman e Robin, Lampião e Maria Bonita, entre outros – para reforçar que os recipientes devem ficar sempre lado a lado. Na divulgação da campanha, será utilizado o conceito: As lixeiras são inseparáveis. O lixo, não. Várias duplas estampam as lixeiras para que as pessoas possam escolher aquela com que mais se identificam. Possibilitando que vários perfis de público-alvo sejam atingidos pela campanha.
Para evitar qualquer empecilho em relação a direitos autorais, as ilustrações são minimalistas, sem a utilização de qualquer símbolo que acarrete em cobrança adicional. Portanto, o custo para a implementação do projeto é restrito à produção das lixeiras e à divulgação da campanha. Um investimento que, caso o projeto obtenha sucesso, será pago pela venda das lixeiras. O lucro é, em parte, revertido em doação para associações de catadores.

Para reforçar o conceito e divulgar a campanha, serão utilizadas outras estratégias como hotsite, aplicativo para smartphones e aplicativo para o Facebook. O hotsite segue a identidade visual das ilustrações, tira as dúvidas de maneira direta e simples, além de possibilitar a compra das lixeiras. No celular, as pessoas podem se divertir com um game em que o objetivo é identificar as duplas corretas de personagens. Já no Facebook, os usuários indicam quem é a sua dupla inseparável e podem criar suas próprias ilustrações minimalistas para representá-los e divulgar em sua timeline.

Uma campanha que busca engajar de forma descontraída e conscientizar com um apelo mais palpável que “um futuro melhor”.

* fonte: http://www.wwf.org.br/?33482/Todos-somos-responsveis-pelo-lixo

Faça a diferença - Conheça as ideias finalistas e veja como apoiar!

Centenárias_WiFi

Serão colocados Wifi em árvores centenárias de São Paulo para fortalecer a ligação entre o usuário e a vegetação nativa da cidade. O acesso será gratuito e provido por um equipamento que não ficará fisicamente na árvore, mas em suas proximidades.

Autores
Pedro Sperandio Chamme
Rodrigo Augusto Sganzerla
Saiba mais

Cab riders

É um aplicativo que permite aos ciclistas chamarem um taxi equipado com um bike rack para levá-los ou trazê-los de volta de seus passeios. Além disso, o aplicativo oferecerá dicas das melhores rotas para biclicletas na cidade.

Autores
Rodolfo Marques do Nascimento
Werner Pockel Faria
Saiba mais

Hemoglobina

É uma plataforma que conecta doadores de sangue, artistas e investidores com a finalidade de aumentar os níveis dos bancos de sangue do brasil, e possibilita a realização de shows de bandas internacionais para o país. Uma espécie de "bloodfunding".

Autores
Humberto Nogueira
Marcelo de Holanda
Saiba mais

PraQtransito

Trata-se de um aplicativo para amenizar a rotina estressante do trânsito na cidade de São Paulo transformando o dia-a-dia em um game social. Ganha-se pontos de acordo com atitudes como usar o transporte público, dar ou aceitar carona.

Autores
Rafael Nicioli Paes
Mariana Braga da Cunha Nicioli Paes
Saiba mais

Walk the dog

Com o Walk the Dog, cães provinientes de abrigos serão disponibilizados a frequentadores de parques e calçadões de praia para passeios, brincadeira e companhia, pelo período de uma hora.

Autores
Camila Maia da Conceição Gurgel
Miriam do Carmo Souza
Saiba mais

As lixeiras
inseparáveis

O projeto deixa mais divertida e facilita a separação do lixo dentro de casa ou no escritório. Os autores desenvolveram um item de decoração: lixeiras duplas inseparáveis (uma para o lixo orgânico e outra para o que pode ser reciclado) e ilustradas com personagens que estão sempre juntos no cinema ou literatura.

Autores
Marcela Studart Correa Barreto
João Ricardo Batista Rios
Saiba mais

Color 8

É uma pulseira com tecnologia hidrosensível que muda de cor em 8 minutos após ser molhada, indicando o tempo ideal de um banho. Além de reduzir o consumo de água, a ideia é destinar parte da venda das pulseira para programas de combate à seca.

Autores
Adiel "Ben" Araújo
Marcos Müller Rodrigues Santos
Saiba mais

Mil metros limpos

É um projeto de crowdfunding que propõe o apadrinhamento de cotas mínimas de 10 cm para revitalização de um rio poluído.

Autores
João Gabriel Gragnani
Consuelo lopes marques
Saiba mais

Reverso

A proposta é implantar o fornecimento - pelos supermercados e damais estabelecimentos comerciais - de sacolas plásticas biodegradáveis nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e marrom, conforme padrão internacional.

Autores
Marcos Magalhaes Cunha
Derval de Oliveira Braga Jr
Saiba mais

Atletas urbanos

É uma rede social pensada e desenvolvida para estimular a prática de atividades físicas na campanha de pessoas que fazem o mesmo esporte na mesma região e, com isso criar um estímulo para a prática, utilizando e valorizando os espaços urbanos.

Autores
Jéssyka Fernandes Vieira
Marcelo Francisco Costa Neto
Saiba mais

Doe seu peso

A campanha propõe em parceria com academias para estimular as pessoas a perderem peso e trocar os quilos perdidos por alimentos doados a instituições filantrópicas.

Autores
Fabio Seidl
Guto Kono
Saiba mais

Ponto verde

Permite que o morador ajude a construir coletivamente um grande mapa virtual de onde descartar sete produtos: aparelho celular, lâmpadas, garrafas PET, embalagens longa vida, pilhas, baterias de celular, papel e revistas.

Autores
Gabriel Carolino Ferreira Veras Rodrigues
Saiba mais

Segunda via.
Diga não e preserve.

"Segunda via. Diga não e preserve". O usuário do cartão de crédito é incentivado a não pedir a segunda via impressa, mas recebê-la por meio virtual.

Autores
Paulo Cezar Chagas dos Santos
Anselmo Leal Ferreira Junior
Saiba mais