Sobre o Leão Verde

O QUE É?

O concurso Leão Verde é uma iniciativa da nova/sb, uma agência de propaganda que há 10 anos pensa e cria campanhas de interesse público inspiradas no poder transformador da comunicação na vida das pessoas.

COMO PARTICIPAR?

Você, profissional de comunicação ou estudante universitário, deve enviar, por meio deste site, ideias de comunicação que melhorem a vida nas cidades grandes. No momento da inscrição, você deve descrever sua ideia, incrementar sua proposta com peças de comunicação que ajudem a divulgá-la (pode ser um vídeo, áudio, foto, PDF, etc.) e detalhar sua estratégia de implementação. Não fique preso a formatos, vale todo tipo de peça. Você pode enviar um cartaz, um vídeo, um spot, uma ação em redes sociais, um projeto de crowdfunding, o que achar melhor. A ideia apresentada deve estar ligada à causa socioambiental, que impacta positivamente a vida nas metrópoles, e pode explorar temas como lixo, trânsito, poluição, saúde, alimentação, educação, convivência, cultura, qualidade de vida, segurança e outros. Como prêmio, o vencedor irá ganhar uma viagem para o Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013 e um troféu desenhado pelos irmãos Campana. Participe. Faça sua inscrição e boa sorte.

 

Regulamento

1.

Quem promove

A nova/sb Comunicação Ltda., com sede na Av. das Nações Unidas, nº 8.501, 16º andar,
conj. 161, CEP 05425-070, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 57.118.929/0001-37.

2.

O que é

O concurso Leão Verde Social tem caráter exclusivamente cultural e a finalidade de incentivar a Comunicação de Interesse Público.
Os participantes deverão enviar uma ideia que, ao usar a Comunicação Social, seja capaz
de melhorar a vida das pessoas nas grandes cidades. 
A ideia vencedora vai receber o Troféu Leão Verde Social criado pelos irmãos Campana.
O vencedor ou a dupla vencedora recebe uma viagem para participar do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013.
A participação neste concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos
os itens deste regulamento.

No caso de ideia idêntica e/ou semelhante enviada ao concurso Leão Verde Social
por participantes diferentes, será considerada válida a primeira inscrita.

3.

Período de inscrições

As inscrições para o concurso Leão Verde Social iniciam-se às 8 horas de 5 de Março de 2013 e encerram-se às 23 horas de 15 de abril de 2013 e serão feitas exclusivamente na internet.

4.

Quem pode participar

Podem participar profissionais e estudantes cujo domicílio seja no Brasil e que trabalhem, prestem serviços ou estudem em uma instituição de ensino (técnico ou de nível superior)
no País. No caso dos estudantes, devem estar regularmente matriculados e cursando uma instituição de ensino. Também podem participar recém-formados que concluíram o curso
em 2012.
A inscrição pode ser individual ou em dupla. No caso da inscrição ser em dupla, o primeiro
que preencher os dados será o representante perante o concurso Leão Verde Social.
No caso de a ideia ser selecionada para o shortlist, o candidato ou dupla deverá comprovar sua atuação ou estar atuando profissionalmente na área de comunicação ou estar regularmente matriculado e cursando ou ter concluído o curso em 2012. As instruções para o envio dos documentos comprobatórios serão enviadas a cada candidato que participa do shortlist por
e-mail. 
Implicarão a desclassificação sumária, em qualquer etapa do concurso:
  1. Informações errôneas ou falsas na ficha de inscrição.
  2. Não comprovação dos documentos exigidos na fase de shortlist.
  3. Apresentar ideia que não seja sua.

5.

Quem não pode participar

Está vetada a participação no concurso Leão Verde Social dos colaboradores ou profissionais que atualmente prestem ou tenham prestado serviços no ano 2012 para a nova/sb, bem como seus familiares.
Também não podem ser inscritos quaisquer outros funcionários e/ou prestadores de serviços e seus familiares que estejam direta e/ou indiretamente envolvidos com o concurso ou com
a nova/sb.

6.

O briefing

Os inscritos no concurso Leão Verde Social devem desenvolver uma ideia criativa e inédita que use a comunicação para melhorar as cidades e a vida das pessoas. Pode ser um tema ligado ao lixo, trânsito, poluição, enchentes, habitação, saúde, transporte, violência, alimentação, educação, cultura ou outros temas ligados à causa socioambiental ou que impactem a vida nas metrópoles.
Os requisitos obrigatórios são:
  • Ser inovador.
  • Ter capacidade de transformar uma situação ou comportamento.
  • Ser economicamente viável.

7.

Como se inscrever

  1. Preencha todos os campos da inscrição. Todos os dados pessoais dos participantes, preenchidos no cadastro de inscrição, são mantidos em sigilo.
  2. Insira um título para sua ideia.
  3. Descreva sua ideia num texto em até 5.000 (cinco mil) caracteres. Só serão aceitos textos em português.
  4. Descreva a estratégia de implementação da sua ideia.
  5. Enriqueça sua ideia enviando exemplos de peças on-line ou off-line.
    Atenção: 
  6. Uma vez inserida a ideia e confirmado o seu envio, o participante não poderá mais alterá-lo ou modificá-lo.
  7. As ideias devem obrigatoriamente seguir o código de ética do Conar
    (vide o código atualizado no endereço www.conar.org.br).
Ao aceitar este regulamento, o(s) participante(s) se declara(m) integralmente responsável(is) pelo material apresentado. E isenta(m) a empresa patrocinadora do concurso e seus parceiros de eventuais reclamações e/ou quaisquer outros problemas decorrentes
da apresentação e divulgação do material inscrito pelo(s) participante(s) do concurso.
A nova/sb não se responsabiliza pelas inscrições e/ou pelo envio da proposta que não for computada tanto por problemas no servidor e/ou em provedores de acesso, falta de energia elétrica, problemas na transmissão de dados, na linha telefônica, bem como por erros de leitura de scripts que possam vir a ocorrer, e ainda por demais situações decorrentes de caso fortuito e/ou força maior. 
Ao enviar a ideia com sucesso, o candidato receberá um e-mail de confirmação.

8.

Formatos

  • Texto: escrito em português.
  • Vídeo: enviar link do YouTube ou Vimeo (fechados), com duração máxima de 1 minuto.
  • Spot: upload do MP3, com duração máxima de 1 minuto.
  • Cartaz e/ou folder: formato .jpeg RGB.
  • Banner: formato .jpeg RGB.
  • Hotsite: layout em .jpeg RGB das páginas do site, com uma apresentação do conteúdo.
  • Anúncio: formato em .jpeg RGB.
  • Blog: URL com o mínimo de 5 (cinco) posts.
  • Aplicativo de mobile: descrição da ação, com layouts – formato .jpeg RGB.

9.

Dos Direitos Autorais

Ao se inscrever no concurso cultural Leão Verde Social, o participante ou a dupla participante concorda em ceder, de forma não onerosa para a nova/sb e seus parceiros, todos os direitos autorais de utilização e divulgação dos processos e peças inscritas bem como as estratégias
e descrições.

10.

O Prêmio

A ideia vencedora receberá um troféu criado pelos irmãos Campana.
O autor(es) da ideia vencedora vai(vão)  acompanhar o Festival Internacional
de Criatividade de Cannes em 2013, nos seguintes termos:

a) Passagem: categoria econômica, Brasil/Paris/Nice e Nice/Paris/Brasil em empresa aérea
a ser escolhida pela nova/sb.
b) Hospedagem por 8 (oito) noites em hotel de livre escolha da nova/sb, situado em Cannes
ou cidades limítrofes, categoria acima de três estrelas.
c) Verba para alimentação e transporte de € 1.000 (mil euros).
d) Inscrição como delegado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013.
Atenção:
No caso de o vencedor do prêmio ser uma dupla, os itens acima como passagens, estadias, inscrições e ajuda de custo, serão entregues em dobro. Esclarecendo que nesse caso
a dupla recebe um único troféu.
 
A(s) passagem(ns), a(s) estadia(s) e a(s) inscrição(ões) não são transferíveis, sendo também proibida a conversão parcial ou total desse prêmio em dinheiro, assim como
a comercialização, troca e/ou substituição dos prêmios.
Havendo desistência da viagem, o(s) vencedor(es) perde(m) a(s) inscrição(ões), as estadias,
as passagens e a verba, ficando somente com o troféu Leão Verde Social.
Será de única e exclusiva responsabilidade do participante providenciar toda
a documentação exigida para a viagem
, que deve ser entregue na segunda quinzena
de abril. Se o(s) vencedor(es) não entregar(em) a documentação necessária para a compra das passagens e inscrição(ões) no festival até o dia 20 de maio de 2013, perde(m) a viagem
e a inscrição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013.

11.

Seleção e Julgamento

O concurso é dividido em 3 (três) etapas. 
  • 1ª EtapaInscrições
As inscrições para o concurso Leão Verde Social iniciam-se às 8 horas de 5 de Março de 2013 e encerram se às 23 horas de 15 de abril de 2013. As inscrições serão feitas exclusivamente na internet.
  • 2ª Etapa - Shortlist
Uma comissão da nova/sb fará a seleção das vinte (20) melhores ideias, levando em consideração os requisitos descritos no briefing. As 20 melhores ideias farão parte do shortlist que será publicado (sem identificação de autoria) no site e encaminhadas para o júri.O shortlist será divulgado no dia 29 de abril de 2013.
  • 3ª Etapa Júri e resultado final
O júri receberá as peças e os textos do shortlist. A divulgação do resultado do concurso será feita em 15 de maio de 2013.
As melhores ideias serão apresentadas para alguns dos maiores empresários do Brasil, além de representantes de ONGs, cidades e governos que poderão "adotá-las". A adoção prevê premiar o criador com R$ 5 mil e ter o direito de avaliar se vale implementar como uma ação de sua empresa/organização.
Posteriormente, todas as ideias serão disponibilizadas no site do Leão Verde Social, onde qualquer empresa, governo ou prefeitura poderá implementá-las.

12.

O júri

Os nomes dos componentes do júri serão divulgados após a apresentação do shortlist.
O júri será composto de profissionais de renome de diversas áreas.

13.

Considerações finais

Qualquer omissão no presente Regulamento ou dúvida suscitada pelos participantes será resolvida por uma comissão julgadora formada por indicação da nova/sb, que determinará,
de maneira irrecorrível, a solução para o caso ou responderá a questão suscitada.

14.

Alterações

O presente Regulamento poderá ser alterado pela nova/sb sem aviso prévio caso sejam necessárias complementações ou alterações ao Concurso, com os quais os participantes concordam desde já. Qualquer alteração feita será informada aos inscritos por e-mail.

15.

Aceite

Ao participar do concurso Leão Verde Social, o participante e seu responsável declaram
e aceitam expressamente receber e-mails da nova/sb e informações sobre o concurso por meio dos dados cadastrados.